Adubo orgânico biogold original.
O bonsai como qualquer outra planta necessita de fertilizante para viver, água e substrato de boa qualidade não chegam, o bonsai necessita de alimento na altura certa para crescer e desenvolver-se em boas condições. Uma boa alimentação também ajuda a nossa pequena árvore a resistir a doenças e enfermidades.
Existem vários tipos de fertilizantes no comércio e antes de comprar um adubo para aplicar no bonsai, é bom saber de que tipo de fertilizante se trata.
O adubo orgânico biogold original tem uma combinação equilibrada de nutrientes.
Para começar precisamos de saber o que é um adubo e qual o objetivo dele no tratamento do bonsai.
O adubo é um produto orgânico ou mineral incorporado no substrato do bonsai para manter ou aumentar a sua fertilidade.
Como podemos definir a fertilidade de um solo?
- É a capacidade de um substrato, num determinado clima, para satisfazer as exigências físicas, químicas e biológicas necessárias ao crescimento das plantas ou no nosso caso dos bonsais, assegurando o seu crescimento saudável e com qualidade.
O que é um adubo mineral ou químico?
É um adubo fabricado a partir de elementos químicos.
Por exemplo, um adubo de azoto mineral é derivado da oxigenação do amoníaco por combustão, afim de destilar o dióxido de azoto formado em ácido nítrico. A reação entre o ácido nítrico e o amoníaco produz nitrato de amónio, que por sua vez se transforma em amonitrato, um dos fertilizante mais utilizado na agricultura na primavera.
Os fertilizantes fosfatados são feitos a partir de fosfatos extraídos de depósitos naturais, aos quais se adiciona ácido sulfúrico ou enxofre para produzir superfosfato.
Para a produção de fertilizante de potássio é extraído a matéria prima de depósitos tais como carnalite, silvinite e é combinado com um produto reativo como o ácido sulfúrico para obter sulfato de potássio.
Como já vimos num outro artigo sobre a fertilização do bonsai, um adubo é composto por três elementos básicos:
- O azoto, representado nas rotulagens com a letra N e que favorece o crescimento e a coloração das folhas;
- O ácido fosfórico, representado com a letra P que beneficia o crescimento radicular e aumenta a floração assim como a frutificação;
- O potássio, representado com a letra K e que ajuda na assimilação do azoto, é um elemento essencial na defesa natural do bonsai. Resistência das plantas a pragas e doenças, metabolismo do nitrogênio, crescimento merismático que são os tecidos responsáveis pelo crescimento do vegetal, ativação enzimática, movimento estomático que é o movimento de abertura e de fecho do estómato, translocação dos sintetizados e fotossíntese.
Além dos três elementos de base acima mencionados, o adubo contém igualmente micronutrientes com mais ou menos quantidade em função do tipo de cultura ao qual é destinado.
Na iberbonsai, além do biogold original, disponibilizamos um adubo líquido próprio para a manutenção do bonsai com uma formulação de 3-6-6 especialmente estudada para corresponder à necessidade dos bonsais tanto de interior como de exterior.
A aplicação semanal de fevereiro até fim de junho e de quinze em quinze dias de julho até fim de setembro à razão de cinco milílitros por cada litro de água será uma garantia de sucesso para o seu bonsai.
NOTA:
- Cuidado para nunca aplicar o adubo sobre o substrato muito seco, mas sim, sempre em cima do solo húmido, assim evitará o risco de queimar as raízes.
- A aplicação sobre substrato húmido terá mais eficácia, porque penetrará mais no solo, como num torrão de açucar.
- Se aplicar em cima do torrão seco demais, a água com o respetivo adubo irá correr em cima da terra sem nunca penetrar no solo.
- A ideia de regar com adubo sobre o substrato seco para ter mais eficiência é errada, pelo contrário, só em cima do torrão já humidificado é que conseguimos melhores resultados. Já tivemos clientes a queixarem-se que os seus bonsais não estavam a responder ao adubo e o problema era mesmo devido à má aplicação, ou seja, não estavam a colocar o fertilizante com o substrato húmido.
Ler artigo original sobre a fertilização do bonsai.
AVISO:
No bonsai não é indicado desrespeitar o valor dos adubos e o mais sensato é utilizar sempre um fertilizante equilibrado, seja ele mineral ou orgânico. O uso de um adubo sem um dos três principais nutrientes levará a um desequilíbrio na alimentação do bonsai e será muito difícil restabelecer a situação. Por consequente recomendamos aplicar sempre um fertilizante com os três elementos básicos, ou seja, azoto N, ácido fosfórico P e potássio K, mais micronutrientes como ferro Fe, zinco Zn, manganésio Mn, borre B, cobre Cu, molibdénio Mo.
O que é um adubo orgânico?
Os adubos orgânicos são o resultado da decomposição de matéria vegetal ou animal, produzidos por reciclagem. O adubo orgânico é feito exclusivamente de matéria animal natural, como excrementos secos, chifres moídos, sangue seco ou matéria vegetal como algas marinhas em pó.
A vantagem do adubo orgânico é que fornece os sais minerais que contém de uma forma progressiva, eliminando o risco de queimadura das plantas por sobredosagem como pode acontecer com um fertilizante mineral.
O biogold é um adubo orgânico em formato triangular, limpo, concebido assim para não rolar em cima do torrão, é cem por cento natural e não tóxico, especialmente indicado para bonsais.
O adubo orgânico biogold original contém vitaminas e minerais que fornecem tudo o que o seu bonsai precisa para um crescimento saudável e vigoroso.
Um adubo orgânico precisa ser transformado em nitrogénio pelas bactérias já presentes no solo antes de poder ter efeito, eliminando assim o risco de sobredosagem e provocar queimaduras nas raízes.
O adubo orgânico garante uma nutrição progressiva, sem sobre saltos e sem perdas por lixiviação e é, portanto, respeitoso do ambiente.
IMPORTANTE:
- A adição de matéria orgânica melhora a estrutura do solo ao estimular a vida microbiana.
- A utilização de um fertilizante orgânico é, portanto, uma garantia porque nunca corremos o risco de queimar as raízes.
Ler artigo original sobre o adubo para bonsai.
Qual a composição do adubo orgânico biogold original?
Azoto N: 3,5 por cento, ácido fosfórico P: 3,7 por cento, potássio K: 3,3 por cento. Vestígios de ferro, magnésio, cobre etc...
O biogold é um adubo pré-fermentado, que contém micronutrientes e com uma composição equilibrada e completa para uso doméstico.
Não haverá necessidade de aplicar outros fertilizantes ou vitaminas. Relembramos aqui que o uso de vitaminas não pode ser de forma permanente, o bonsai não pode habituar-se a este tipo de suplemento. As vitaminas são um fertilizante organo-mineral líquido com efeito imediato para as plantas e que deve ser adicionado à água de irrigação.
Ativa o crescimento, as folhas ficam mais verdes, favorece a floração, aumenta a resistência ao frio e às doenças. Previne o choque após o transplante de bonsai e acelera a produção de raízes nas plantas recuperadas.
As nossas vitaminas não são um pesticida e não são tóxicas para os bonsais. Devem ser utilizadas como complemento ao adubo e não como substituto.
Utilizando o adubo orgânico biogold original, poderá notar uma melhoria significativa na taxa de crescimento e na qualidade da floração.
O biogold original é fabricado por fermentação lenta e um criterioso processo bacteriológico.
O adubo biogold original contém uma gama completa de nutrientes e micronutrientes que incluem cálcio, magnésio, vitaminas naturais e outros minerais, o que melhora significativamente o crescimento do bonsai.
Cem por cento de ingredientes orgânicos naturais ajudam a torná-lo mais amigo do meio ambiente.
Não tóxico e também inofensivo para os animais de estimação.
Limpo, pronto a usar e não atrai insetos, lesmas ou caracóis.
Qualquer leve odor inicial desaparecerá após a primeira rega.
Os ingredientes totalmente orgânicos libertam os nutrientes lentamente, por isso há pouco risco de queimar as raízes.
Fácil de usar:
1- Colocar diretamente sobre a superfície do torrão ou melhor ainda pode fazer um buraquinho do tamanho da pedra de biogold e enterrar ligeiramente.
Atenção: colocar as pedrinhas longe do tronco pricipal, é preferível enterrar o biogold junto dos bordos do vaso a cada cinco centímetros, gastando no máximo até dez pedrinhas num vaso de quinze centímetros por exemplo.
-2 Podemos utilizar contentores próprios, encher com o biogold e espetar no torrão do bonsai, igualmente distante do tronco, respeitando sempre a quantidade de uma pedrinha por cada cinco centímetros de vaso. O uso dos cestos próprios para o adubo biogold é muito prático, sobretudo muito mais fácil e mais rápido que enterrar as pedras uma a uma e a eficácia é a mesma. Basta regar por cima dos contentores aquando da rega.
Se a pedrinha de biogold não receber humidade, nunca poderá atuar e libertar os seus nutrientes.
Ver os nossos contentores para adubo biogold.
Há pouco risco de danos radicais por excesso de alimentação porque os ingredientes orgânicos do biogold quebram naturalmente e libertam os nutrientes lentamente.
Haverá uma liberação contínua e lenta de todos os nutrientes durante um período de quarenta a cinquenta dias.
Quando as pedrinhas estiverem gastas, não desaparecem, mas passado dois meses, convém renovar as pedrinhas de biogold para continuar a alimentar o bonsai ou então começar a aplicar um adubo líquido mineral. Sendo assim, o melhor é mesmo apontar a data de aplicação para poder renovar a tempo as pedrinhas já gasta.
O adubo orgânico biogold original também pode ser diluído na água.
É uma solução muito eficaz, basta aplicar regularmente a mistura no substrato do bonsai.
Diluir duas a três pedrinhas por cada litro de água, deixar dissolver algumas semanas para proporcionar uma liberação mais efetiva dos nutrientes.
Quanto mais tempo ficar a dissolver, mais a solução obtida será rica em nutrientes.
AVISO:
- A mistura obtida exala um odor muito forte e desgradável, mas é normal devido à origem dos ingredientes que a compõe.
Regar diretamente com a mistura obtida em cima do torrão do bonsai e sempre a seguir à rega ou pelo menos em cima do torrão húmido, a cada duas semanas ou pelo menos uma vez por mês.
Aconselhamos colocar o adubo orgânico biogold original sólido em novembro, só uma aplicação todos os anos para bonsais em crescimento.
A seguir e a partir de feveriero convém aplicar um adubo líquido, mais rápido na atuação que também pode ser obtido a partir do biogold como já referimos. Por exemplo podemos estabelecer um calendário de fevereiro até fim de junho onde as três primeiras semanas aplicamos o adubo líquido químico e a quarta semana aplicamos o biogold líquido, após ter passado pelo menos várias semanas a dissolver. De julho até fim de setembro aplicamos uma vez na primeira quinzena o adubo líquido químico e na segunda quinzena o biogold líquido.
NOTA:
- Após cada aplicação de biogold líquido, não esquecer de preparar uma nova solução para que não falte no momento oportuno, lembramos que deve ficar três a quatro semanas para dissolver, mixando regularmente a solução para ficar homogénea.
Para bonsai mais velho, que não necessita de crescimento, mas só de manutenção, podemos aplicar o biogold sólido todo o ano a cada três meses, respeitando sempre um mês de descanso no verão.
É indispensável adubar o bonsai.
Em resumo o adubo é o alimento para o bonsai, tal como precisamos de alimentos em quantidade e qualidade suficientes para viver e crescer, o bonsai deve encontrar os nutrientes necessários no seu substrato para crescer de forma saudável. O bonsai carece de um fornecimento equilibrado de azoto, fósforo, potássio e enxofre.
Ao retirar estes nutrientes do solo durante a época de desenvolvimento, o substrato deve ser enriquecido todos os anos durante o período vegetativo para assegurar o crescimento do bonsai.
A vantagenm do adubo é que podemos controlar a sua aplicação e as quantidades para satisfazer as necessidades de cada espécie, daí a importância de estabelecer um plano de fertilização para cada tipo de bonsai que possuímos para evitar a fertilização excessiva ou insuficiente.
Não esqueçamos que o bonsai precisa de descansar, por isso é fortemente recomendado parar de fertilizar pelo menos durante um ou dois meses no ano para evitar que entre em stress, isto pode ser no verão para os exemplares e bonsais mais velhos ou em outubro para os restantes bonsais, mês em que a seiva começa a deixar de circular.
Como qualquer planta natural o bonsai alimenta-se pelas raízes e pelas folhas que absorvem a luz necessária à fotossíntese, o CO2 da atmosfera e a água, os três elementos principais fatores de crescimento.
Mas isso não chega, para viver o bonsai vai precisar de muitos minerais suplementares, em mais ou menos quantidade, para satisfazer as suas funções básicas. As raízes são por conseuqnete o motor da alimentação do bonsai e vão buscar no substrato as substâncias que necessitam, a saber a água, os sais minerais e os micronutrientes.
A qualidade do substrato é da máxima importância para que o adubo, seja químico ou orgânico, possa atuar em pleno e fornecer todos os seus nutrientes ao bonsai.
Ler artigo original sobre o substrato para bonsai.
DICA:
- Como já vimos é importante aplicar o adubo líquido sobre substrato húmido, a seguir à rega para não corrermos o risco de queimar as raízes por um lado e também porque será mais eficaz por outro lado, sabendo que o solo húmido absorve mais depressa a mistura com adubo.
- A partir de trinta graus centígrados é preferível evitar aplicar qualquer adubo, mesmo com sombreamento, o bonsai, em caso de forte calor, estagna e para o seu desenvolvimento e assim não irá aproveitar o fertilizante. Quanto mais o termómetro subir, mais devemos evitar a adubação. Se os dias de calor intenso se prolongarem no tempo, então teremos que aplicar o adubo pela manhã, para dar algum tempo ao bonsai absorver os nutrientes.
Ler artigo sobre os 3 segredos para manter o bonsai em boa forma.
Na iberbonsai aplicamos o adubo orgânico biogold original sólido em novembro, que colocamos em contentores próprios e deixamos até fim de janeiro ou início de fevereiro, depois, uma vez por mês aplicamos o biogold líquido após um mês de dissolução na água à razão de duas pedrinhas por litro de água. Conseguimos assim excelentes resultados, os nossos bonsais são mais fortes, mais vigorosos e mais resitentes a doenças.
Algumas dicas sobre o efeito da fertilização ou falta dela:
- Muito adubo: nos dias seguintes caem as folhas de cor castanha. Folhas muito grandes.
- Pouco adubo: manchas de cor branca ou amarela de forma irregular nas folhas. Nervuras das folhas verdes e o restante amarelo.
A fertilização com o adubo orgânico biogold original é um fator primordial no sucesso do bonsai.
E como é natural não devemos aplicar em excesso nem em pouca quantidade. Os elementos principais devem respeitar o equilíbrio.
Ver nas nossas dicas o efeito de desequilíbrio de um qualquer dos elementos.
Comprar biogold agora.