Como cuidar do bonsai de exterior.
Qual a localização do bonsai de exterior?
Numa varanda, terraço, pátio ou jardim será sempre mais fácil, o mais importante é conseguir um ambiente com o máximo de luz durante o dia.
O bonsai de exterior pode apanhar o sol da manhã ou no final da tarde.
Nunca durante as horas de calor intenso no Verão.
Mas o que é um bonsai de exterior?
Como vimos noutros artigos existem três categorias de bonsais, bonsai dito de interior ou bonsai tropical, bonsai de exterior e bonsai de dupla localização.
Qual a diferença e como saber se o meu bonsai é de exterior?
Em primeiro lugar convém esclarecer que não existe plantas ou bonsais de interior, mas sim plantas ou bonsais que não podem apanhar frio, é isso que principalmente diferencia a localização dos bonsais. Qualquer planta assim como o bonsai necessita de muita claridade, muita luz para viver e isso não acontece sempre nas nossas casas, podemos ter grandes portas vidradas, mas com cortinas o que corte metade da luz solar e dificulta a sobrevivência do bonsai.
O bonsai que chamamos de interior é um bonsai que não pode ficar ao frio e sobretudo apanhar geada o que levaria à morte certa.
Pode no entanto ficar no exterior quando o tempo ficar mais ameno, a partir da Primavera até ao fim do Verão, mas tendo cuidado nas noites mais frias para o resguardar.
Sem a luz necessária nunca poderemos conseguir manter um bonsai de boa saúde, mesmo com vitaminas ou adubo, sem claridade suficiente é impossível manter um bonsai dentro de casa.
Ler artigo sobre como cuidar do bonsai de interior.
Existe outro tipo de bonsai que chamamos de dupla localização, isso quer dizer que pode adaptar-se tanto no interior da casa como no exterior.
A regra é que no interior terá que ter condições de claridade suficiente para viver e uma vez escolhida a localização, o bonsai não gosta de andar de um lado para outro. Ou é dentro ou é fora.
Nesta categoria encontramos o Ulmus Parvifolia, o Ligustrum Sinensis, a Sageretia Theezans, a Serissa Phoetida e o Zanthoxyllum Piperitum ou Operculicarya, que são bonsais que podem viver no interior se as condições de luminosidade forem respeitadas.
O bonsai de exterior e as suas especificações:
É o bonsai de mais fácil manutenção porque tem a luz solar adequada ao seu crescimento, pode e deve apanhar o frio no Inverno, a chuva e o vento, horas de sol, mas com cuidado no Verão e sempre fora das horas mais quentes, caso contrário temos que prever uma rede de sombra das onze até as dezasseis-dezassete horas.
Ler artigo sobre o sombreamento do bonsai.
NOTA:
- Temos que abrir uma excepção para o pinus mugho mughus que pode sempre ficar ao sol, não é aconselhável deixá-lo à sombra para não provocar a secura das agulhas e dos respectivos ramos. É um pinheiro de montanha que gosta muito de sol e prefere um solo drenante, o substrato nunca pode ficar encharcado para não favorecer o apodrecimento das raízes.
O pinus mugho mughus é uma árvore muito fácil de cuidar em bonsai graças ao seu crescimento natural lento e compacto, é um bonsai indicado para iniciantes.
Regra geral não efectuamos a poda do bonsai mugho mughus, nem cortamos as velas. Deixa-se crescer naturalmente tendo o cuidado de deixar limpa o meio da árvore para favorecer a entrada da luz solar e assim provocar uma nova rebentação.
Os novos brotos não podem ser trabalhados antes de quatro a cinco anos.
O bonsai mugho mughus não brota no ramo nu, pelo que é primordial deixar alguns botões prontos a desenvolverem-se.
O bonsai pinus mugho é um pinus com uma única rebentação contrariamente ao pinus nigra ou thunbergii que é um pinus com duas rebentações.
Ler artigo sobre a rebentação do pinus.
A rega do bonsai de exterior:
A rega do bonsai de exterior efectua-se da mesma forma que as outras plantas do jardim.
Regar sempre de manhã, aconselhado para evitar doenças ou no fim do dia em caso excepcional.
Regar sempre com um regador de ralo fino virado para cima ou com um chuveiro de jardim igualmente de ralo fino.
Durante o Verão poderá ser necessário regar duas vezes ao dia.
No Inverno pode não chover durante vários dias e é recomendado vigiar a humidade da terra do bonsai de exterior e regar se necessário.
A fertilização do bonsai de exterior:
Aplicar um adubo líquido especial bonsai na água da rega, cinco mililitros por litro de água uma vez por semana de Fevereiro até fim de Junho e de quinze em quinze dias de Julho até fim de Setembro.
Podemos substituir pelo adubo líquido biogold pelo menos uma vez por mês.
A partir do mês de Novembro aplicar um adubo orgânico sólido como o biogold por exemplo.
Este adubo vai decompor-se durante o Inverno e só a partir de Fevereiro voltar a aplicar um adubo líquido.
Ler artigo sobre o adubo orgânico biogold original.
A poda do bonsai de exterior:
Durante o crescimento e como nos bonsais de interior, a poda de manutenção consiste em cortar os novos rebentos quando tiver cinco a seis folhas novas, deixamos apenas as duas primeiras folhas novas, excepto o pinus mugho mughus que devemos deixar crescer naturalmente.
A poda de formação do bonsai de exterior efectua-se em Dezembro e Janeiro, quando as árvores caducas já não têm folhas, quer isso dizer quando a seiva está parada.
Utilizar sempre ferramenta adequada e aplicar uma pasta de cicatrização para impedir infecções.
Nos pinus, quando as velas atingirem seis a oito centímetros de comprimento, deixar apenas uma vela, sempre a melhor direccionada esteticamente, excepto outra vez o pinus mugho mughus.
A seguir cortar com os dedos metade da vela.
O transplante do bonsai de exterior:
Transplante de Dezembro a Março, de três em três ou de quatro em quatro anos para pinus e exemplares, somente quando o torrão ficar coberto de raízes.
Mudar o vaso escolhendo sempre um tamanho ligeiramente maior, nunca tamanhos exagerados.
Cortar vinte a vinte cinco por cento das raízes com uma tesoura especial, limpar as raízes com um ancinho ou desenrolador e substituir a terra antiga por um novo substrato especial bonsai como akadama, kiryuzuna ou kanuma que poderá misturar com pomice.
NOTA:
- cuidado para não cortar em demasia as raízes dos pinus, podia provocar a respectiva morte dos ramos relacionados.
Ler artigo sobre:
- o transplante do bonsai
- as pragas do bonsai
Ajudar o planeta compete a cada um de nós.
Quais os cuidados a ter com as doenças do bonsai de exterior?
Manter sempre a alimentação do bonsai o mais equilibrado possível.
Os adubos especiais para bonsai contêm os nutrientes e micro nutrientes suficientes para um bom equilíbrio. Por esta razão, temos que ter muito cuidado antes de aplicar qualquer suplemento, porque corremos o risco de desequilibrar a fórmula do adubo.
Assim se pode evitar doenças.
No Inverno, ter cuidado com as geadas e proteger o torrão do bonsai e a base dos ramos com palha ou turfa e abrigar o bonsai num local menos frio nas regiões mais a Norte.
Evitar ao máximo a aplicação de produtos fito farmacêuticos para não poluir o meio ambiente.
iberbonsai respeita a Natureza.