História do bonsai.
O bonsai é originário da China.
Pun-Sai na época dos Tsin no século III A.C. No período Kamakura 1185 a 1333 o bonsai foi desenvolvido por religiosos budistas.
No Japão foi a partir do século VI que se começa pela primeira vez a falar de bonsai.
Qual a história do bonsai?
Em japonês quer dizer árvore criado num prato.
O bonsai é a réplica de uma árvore na Natureza.
P'en Tsai em chinês, são árvores retiradas da Natureza e plantadas em vasos pintados à mão. É só no século XIX que aparece na Europa, na exposição universal em 1878 em Paris e Londres em 1909.
O bonsai consegue-se com a poda das raízes e dos ramos assim como a aramação com arame de alumínio anodizado ou de cobre.
Desde que seja lenhosa, podemos concretizar um bonsai a partir de qualquer planta ou árvore.
Pode-se semear sementes de árvores ou plantas e criá-los em vasos pequenos.
Sabe como realizar a sementeira do bonsai.
A sementeira, bem que um pouco complicado de conseguir, é a técnica mais segura para alcançar um nebari de alta qualidade. O nebari é uma expressão japonesa que significa raízes rasantes e é um dos aspectos mais bonitos de uma árvore porque transmitem a força desenvolvida para segurar a árvore ao solo.
Ler artigo sobre o nebari do bonsai.
Também é possível conseguir um bonsai a partir de estacas, enxertos ou alporquia. A estaca mais utilizada no mundo do bonsai é a estaca semi-lenhosa no fim do verão início de Outono, é a técnica mais segura para conseguir uma réplica da planta mãe. É chamado de reprodução vegetativa e o novo bonsai conseguido terá o mesmo património genético que a planta mãe. É uma forma de reprodução dita assexuada de tipo clonagem que assegura as mesmas características que o bonsai de origem.
Ler artigo sobre a estaquia do bonsai.
O enxerto não é muito frequente no bonsai, é difícil realizar e a taxa de sucesso é muitas vezes muito baixa.
Encontramos algumas espécies que são reproduzidas por enxertia como o Pinus pentaphylla cujo porta enxerto é o Pinus nigra ou pinus thunbergii, facilmente reconhecível devido a sua casca grossa e gretada, o Acer palmatum deshojo enxertado sobre o acer palmatum atropurpureum.
NOTA:
- De salientar que o principal inconveniente deste método é que se nota sempre o ponto de enxerto, mesmo com o tempo é difícil esconder o inchaço provocado pelo corte e a respectiva introdução do novo broto.
- O pinheiro branco ou pinus de cinco agulhas consegue-se de sementeira, chama-se então pinus parviflora, desta forma eliminámos o problema do inchaço deixado pela enxertia.
- O acer palmatum deshojo pode-se obter por estaca em verde na Primavera ou semi-lenhosa no fim do Verão.
Ler artigo sobre a enxertia do bonsai.
A alporquia é igualmente um método de propagação vegetativa idêntico à multiplicação por estaca, ou seja permite obter o mesmo espécimem que a planta mãe. Chamamos a este fenómeno rizo génese que significa a formação e aparecimento de novas raízes.
A vantagem da alporquia em relação a estaquia é que dá a possibilidade de conseguir sujeito muito maiores em diâmetro por um lado e por outro lado têm uma taxa de sucesso superior pela simples razão que só se corte o ramo quando estiver enraizado, até esse momento continua alimentado pelas raízes da planta mãe, o que lhe permite viver normalmente até ao momento do desmame.
Em bonsai praticamos quase sempre a alporqui aérea ou TORIKI em japonês, na Primavera e o desmame terá lugar no Inverno ou na Primavera seguinte.
Ler artigo sobre a alporquia do bonsai.
Podemos igualmente tirar da Natureza uma planta e adaptá-la num vaso pequeno. Chama-se Yamadori, é uma expressão japonesa que significa tirar da montanha. É muito mais fácil obter rapidamente um bonsai a partir de uma árvore recolhida na Natureza, com aspecto já envelhecido e com curvas bem pronunciadas.
NOTA:
- Só com autorização do proprietário ou das autoridades competentes e com a certeza de poder dar todos os cuidados necessários à planta.
Normalmente a altura mais indicada é Janeiro e Fevereiro para extrair as plantas no meio natural.
Não estrague plantas desnecessariamente e respeite a Natureza.
Associado a esta arte, encontrámos muitos artigos de decoração como:
- As mesas de apresentação, da China ou Japão, são uma característica muito importante na exposição do bonsai, o objectivo é realçar a obra de arte ficando o conjunto em perfeita harmonia.
- As figuras, são peças miniaturas em grés, pintadas ou não, que se colocam junto ao bonsai ou grupo estilo floresta Yose-Ue, para dar a impressão de grandeza e parecer uma parte da Natureza à escala reduzida.
- Os Suiseki. Associado ao bonsai, são pedras formadas naturalmente pelo tempo, têm o poder de sugerir uma paisagem, uma pessoa, um animal ou um objecto. São peças com um autêntico valor decorativo e artístico, esta arte tem mais de dois mil anos de idade e cada suiseki è exposto, por tradição, numa base de madeira talhada com exactidão no tamanho e contorno da pedra.
Hoje em dia temos cada vez mais a necessidade de nos aproximarmos da natureza e do mundo natural, vivemos tempos complicados com doenças e epidemias e com cada vez mais guerras.
O bonsai é um excelente meio para nos reaproximar da Natureza, é antes de mais uma planta ou uma árvore em miniatura e pelo qual temos que zelar todos os dias, seja para regar ou podar e assim aproveitamos o contacto com o lado natural da vida.
O bonsai obriga-nos a reflectir sobre a forma que pretendemos dar-lhe com a ajuda da poda ou da aramação, assim somos conduzidos a desligar-nos e convidados a entrar num outro mundo, quase espiritual, portanto o bonsai além do aspecto natural também nos traz saúde mental, temos que parar e reflectir o que vamos fazer com ele.
Felizmente na iberbonsai poderá encontrar muitos conselhos e dicas no nosso Blog sobre o tratamento do bonsai, seja para regar, podar, aramar, saber como escolher a ferramenta certa, qual o substrato mais indicado para o seu bonsai, qual a localização e como proteger do frio no Inverno ou do calor e do sol intenso no Verão.
Ajudamos também directamente nas nossas instalações ao fim de semana onde poderá trazer o seu bonsai e assim aproveitar para saber exactamente o que fazer com ele.
Na iberbonsai além de uma multitude de bonsais de interior, de exterior ou de dupla localização, temos todos os produtos e acessórios tais substratos de qualidade como akadama, kiryuzuna, kanuma, keto, sakadama, ferramenta da China e Japão, arame de alumínio anodizado de várias medidas para formar e moldar o bonsai.
Onde estamos?
Temos muitas mudas de sementeira e de estaca que realizamos nas nossas estufas na altura própria, são árvores ainda pequenas, mas que permitem a muita gente iniciar um projecto a custo reduzido. relembramos que um bonsai com origem de sementeira terá muito mais probabilidade de ter um nebari perfeito.
A história do bonsai no mundo de hoje.
O mundo secreto do bonsai e a nossa cultura.
Partilha a nossa paixão...