O mundo secreto do bonsai.
Estamos bem cientes de que vivemos num mundo muito agitado e cada vez mais tumultuoso e não podemos fazer nada a esse respeito, uma vez que a população humana está a crescer cada vez mais, entrando frequentemente em conflito com o mundo natural seja ele o mundo animal ou vegetal.
O ser humano está sujeito a contradições extraordinárias e leva uma vida sedentária e distante de um ambiente natural tão desejado para uma vida mais saudável e um melhor equilíbrio mental. A sobrepopulação conduz a conflitos como as guerras em cada vez mais paises, as epidemias como o coronavírus ou o sarampo que pensávamos estar controlado, a falta de água é igualmente outro problema que devemos levar muito a sério, territórios sem água são cada vez mais comuns e sabemos que sem água não há alimento, assim sendo há populações que correm o risco de passarem fome.
O bonsai, numa escala reduzida, pode contribuir para melhorar o ambiente no qual vivemos, ajuda o planeta assim como o próprio ser humano.
Passar horas em filas de trânsito, no comboio ou no metro para chegar ao trabalho ou a casa é um exemplo de pura loucura no mundo de hoje, mas tão real e que deixa marcas irreparáveis no nosso estado psicológico.
Qual o mundo secreto do bonsai?
Uma vez mais o bonsai tem um papel importante e pode ajudar nesse sentido, sabemos que antes de mais é uma planta natural, um facto que reconcilia o ser humano consigo mesmo.
Podemos tentar viver longe da natureza, mas iremos sempre precisar dela para comer e viver. É da natureza que recolhemos a maioria dos nossos alimentos, a àgua, os legumes a carne, porque sem vegetais os animais não comem, o peixe e sabemos que os oceanos hoje em dia estão cada vez mais poluidos e devido à pesca intensiva há cada vez menos peixes.
O bonsai responsabiliza-nos, obrigando-nos a reflectir e a tomar atitudes diferentes em relação ao nosso estilo de vida, faz-nos ver os problemas de outra forma.
O bonsai tem pelo menos duas vantagens principais:
- A primeira vantagem é material, sendo uma planta natural, o bonsai obriga-nos a regá-lo e a podá-lo, levando-nos assim a ser materialmente responsáveis, caso contrário morre. Basta alguns minutos por dia, antes de sairmos de casa para dar um pouco de atenção à nossa pequena àrvore se necessita de àgua ou de mais luz, sabemos que o bonsai dentro de casa necessita de ser virado de dois em dois dias para que tenha um crescimento uniforme.
Aproveitar o fim de semana para efectuar a poda de manutenção e aplicar o adubo. Noutras alturas teremos que efectuar a poda de estruturação ou o transplante que regra geral, é feito a cada três anos para a maioria das espécies, aramar tambem é um tema muito específico que leva tempo a executar e sobretudo obriga-nos a pensar no estilo que queremos dar ao nosso bonsai.
A atençao que damos ao bonsai é um acto que se torna instintivo e todos os dias trazemos uma certa atenção à nossa pequena àrvore, uma ação que pode ser simbólica, mas que prova o nosso afecto a este pequeno ser vivo, que é uma ligação directa com a natureza, ao alcance de todos.
- A segunda vantagem é espiritual. O bonsai leva-nos para uma mundo diferente, considerámo-lo um membro da família. O bonsai é algo mágico!
Existe alguma diferença entre o bonsai e qualquer outra planta, é o espírito que temos em relação à pequena àrvore, o objectivo que temos a longo prazo, um bonsai é modelado, formado, trabalhado de acordo com o tempo e a sua própria evolução, ao contrário de outro tipo de planta. É isto que o torna tão diferente e especial, um ser vivo pelo qual nos apegamos, temos um grande respeito por esta àrvore em miniatura e se a tratarmos como merece, com o máximo de atenção e cuidado, ela devolover-nos-á a sua graciosidade.
Ler artigo original sobre o bonsai e a alma.
Temos alguns clientes que nos confeçaram que o bonsai os ajudou a deixar de fumar e voltaram-se para esta arte e que agora se sentem muito bem fisica e mentalmente.
Sim, a mente faz toda a diferença, tal como a religião, o desporto, a jardinagem ou qualquer outro hobby.
No mundo do bonsai abordamos o espirito do povo asiático, onde o bonsai é a relação íntima e vital do ser humano com a natureza.
O bonsai obriga-nos a pensar no futuro, sujeita-nos a reflectir sobre a forma e o estilo que iremos definir para o nosso bonsai.
Ler artigo sobre os estilos de bonsai.
Para o fazer, devemos entrar em profunda meditação, ou seja, abter-se de pensamentos diários e negativos para nos concentrarmos num único objectivo: como vemos o nosso bonsai daqui a poucos anos ou mesmo daqui a vinte ou trinta anos.
Sim, o bonsai é um projecto a longo prazo que pode ultrapassar várias gerações, como acontece na China e no Japão. É um legado que podemos deixar aos nossos filhos e que não tem valor patrimonial, mas sim sentimental.
Apenas a meditação profunda nos pode ajudar a concentrar-nos porque é a única forma de nos afastarmos da nossa vida quotidiana tão agitada.
É por isso que o bonsai é um aliado tão importante nas nossas vidas.
Meditar, contemplar, observar, concentrar-se numa àrvore é um atributo para obter um estilo de vida melhor, especialmente mais saudável e mais equilibrado.
Os benefícios são mais do que óbvios, como a maioria dos nossos clintes confirmam, o bonsai é muito mais do que um passatempo ocasional, é acima de tudo um estilo de vida, um elixir para a vida turbulenta que levamos.
No Japão a àrvore bonsai representativa da arte japonesa é o pinheiro, seja o Pinus Pentaphylla ou Parvilflora que é o pinheiro de cinco agulhas e o Pinus Thumbergii que é o pinheiro negro e porquê ?
-Quando pensamos no pinheiro, pensamos imediatamente na montanha e é precisamente o lugar onde as cerimónias religiosas são idealizadas, o ser humano precisa de conforto e procurá-lo-á o mais alto possível, uma alusão aos espíritos, para pedir ou simplesmente agradecer.
- Procuramos a paz de espírito porque temos a convicção que a montanha nos vai trazer a paz interior.
- Mantemos este espírito no mundo do bonsai, através da contemplação, da alusão ao conhecimento supremo, do autocontrolo e da visão directa das realidades futuras.
- Possuir um ou mais bonsais leva-nos a outra característica indispensável: a observação.
- A observação é uma actividade imprescindível, deve ser realizada diariamente para evitarmos todos os riscos associados a erros catastróficos, é a base do tratamento do bonsai com todo o respeito que esta arte implica. Sem a observação regular do nosso bonsai, estamos a enfrentar riscos futuros como a falta de água, a destruição e a perda de estilo por falta de poda no momento certo, a incrustação do arame na casca, o empobrecimento da àrvore por insuficiência de nutrientes, a queda ou amarelecimento das folhas por causa da diminuta luz natural.
A simples observação permite-nos remediar o problema.
Observação, contemplação, meditação e acima de tudo bom senso são vantagens indiscutíveis para o sucesso do bonsai.
O bonsai também tem outras vantagens em relação à natureza, ajuda na luta contra o aquecimento global, mesmo que seja em pequena escala, porque se todas as casas tiverem um ou mais bonsais ajudaria a ter um ar mais puro nas nossas cidades.
Mesmo vivendo em apartamento, cada um de nós tem a possibilidade de contribuir para um futuro sustentável tratando diariamente de um ou mais bonsais, é benéfico para o planeta e também é muito bom para o equilíbrio de quem o trata.
As plantas ornamentais, incluindo o bonsai, são muito apreciadas pelo seu lado estético, mas não devemos pôr de parte os inúmeros benefícios que trazem para o planeta e ao ser humano.
As plantas são especialistas na captação de CO2, o gás carbônico ou dióxido de carbono, composto químico gasoso que é um dos gases que pode desequilibrar o efeito de estufa.
Ler o nosso artigo sobre o bonsai e o planeta.
É o mundo secreto do bonsai!
Na Iberbonsai estamos sempre disponíveis para ajudar os nossos clientes com conselhos técnicos, seja na fertilização, na rega, na escolha correcta do substrato ou mesmo no transplante e escolha do vaso.
Na Iberbonsai tentamos transmitir todos estes valores aos nossos clientes, temos um imenso respeito pelas tradições milenares da arte do bonsai. Produzimos os nossos bonsais a partir de sementes, estacas de viveiros especializados, nunca retiramos plantas do meio natural para as transformar em bonsai, quer para o nosso próprio fim, quer para venda.
A Iberbonsai respeita a natureza.
Também vamos mais longe quando se trata de proteger a natureza, todas as nossas embalagens são feitas de papel e cartão reciclado.
- Reduzimos igualmente a quantidade de espaço vazio nas nossas embalagens, escolhendo embalagens com tamanho adequado ao produto de modo a reduzir o consumo de papel e o impacto do carbono na atmosfera.
- Também evitamos ao máximo o uso de produtos químicos, praticando um sistema de cultivo rigoroso baseado no equilíbrio natural, regando sempre de manhã para que as folhas tenham tempo de secar antes do anoitecer, evitando assim a proliferação de fungos.
- Utilizamos preferencialmente os adubos orgânicos naturais como o biogold em detrimento dos adubos químicos.
- Protegemos os nossos bonsais com rede de sombra no verão para evitar as queimaduras solares e poupar na água de rega.
- Recolhemos a água da chuva das caleiras das nossas estufas num lago artificial, água que aproveitamos para regar os nossos bonsais e assim poupamos os lençóis freáticos, que são autênticas reservas de água subterrânea proveniente da chuva que se infiltra através do solo e das pedras. A água da chuva é constituida principalmente por sulfato, sódio, cálcio e amónio, contendo também vestígios de nitrato. A concentração destes diferentes elementos varia em função da geografia e das características ambientais da zona em causa.
Quais são as vantagens da água da chuva no mundo secreto do bonsai?
- É macia, pobre em cálcio e magnésio;
- É ligeiramente ácida, o que ajuda o bonsai a absorver os nutrientes do solo;
- Não contém sais nocivos ou produtos químicos utilizados para o tratamento da água, nem contém metais pesados;
- É uma fonte de compostos azotados, os chamados nitratos que ajudam os bonsais a crescer.
Em conclusão, a água da chuva só traz vantagens para regar os bonsais como qualquer outras plantas do jardim. O bonsai de exterior deve apanahr água da chuva, mesmo no inverno, vigiando sempre se os furos dos vasos não estão tapados pelas raízes para evitar o apodrecimento das mesmas.
O bonsai de interior pode igualmente ser regado com água da chuva, para quem tiver possibilidade de a recolher, só trará vantagens no desenvolvimento do bonsai. No entanto temos que ter cuidado para evitar a recuperação de águas provenientes de telhados que tiveram algum tratamento com produtos químicos. Temos que ter a certeza que a água não passou por nehum local poluido.
Este é um esforço que consideramos indispensável hoje em dia e que fazemos de bom grado na iberbonsai.
Ler artigo original sobre a nossa cultura.