Canal bonsai da iberbonsai
As técnicas secretas para fazer do seu bonsai um sucesso.
Hoje em dia e dada a rápida evolução das novas tecnologias, principalmente a internet e mais particularmente o You Tube, muitos comentários circulam na Net onde o que importa acima de tudo é ter o máximo número de seguidores.
Alguns You Tubers têm de facto uma grande experiência no mundo do bonsai, tendo praticado esta arte durante muitos anos e merecem todo o respeito do mundo. É uma pena que alguns recém-chegados estejam a tentar reinventar a profissão, sem o mínimo conhecimento de horticultura, afirmando ter descoberto um método muito especial de cultivar bonsai ao menor custo possível.
Canal bonsai da iberbonsai, um sítio em que se pode confiar.
Compreendemos perfeitamente que quem segue este tipo de canal se sinta tentado a acreditar na experiência do seu autor e decida copiar, para o bem ou para o mal, muitas vezes com o objectivo de poupar dinheiro, o que é perfeitamente compreensível.
O bonsai não é um brinquedo ou um bibelô, é antes de mais uma planta viva que pode ser trabalhada de várias maneiras para atingir um estilo predefinido. Também neste caso, e sempre com o objectivo de poupar dinheiro, muitos dos chamados mestres de bonsai aconselham começar por arancar uma árvore na Natureza, o chamado yamadori, o que é naturalmente uma solução rápida e económica, uma vez que a árvore em questão já terá alguns anos de existência, bastando ao proprietário podá-la e aramá-la para obter um bonsai.
Se toda a gente fizesse isso, não restariam árvores na Natureza predispostas para esta arte. De facto, centenas de milhares de árvores são produzidas para fins de bonsai em todos os viveiros do mundo. Comprar uma pequena árvore para fazer um bonsai é, acima de tudo, mostrar um grande respeito pela Natureza e, ao mesmo tempo, reconhecer a importância dos cultivadores de plantas que dedicam as suas vidas a este mundo maravilhoso.
Não há nada mais fácil do que começar uma árvore bonsai a partir de uma jovem planta que chamamos de muda ou pré-bonsai e cultivá-la ao longo dos anos, moldando-a à nossa maneira através da poda e da aramação.
Fora de questão fazer o transplante em pleno verão por exemplo, ou colocar um bonsai de exterior dentro de casa, como uma macieira ou uma figueira, problemas comuns de quem foi mal informado numa grande superfície comercial ou através de um dos canais de comunicação que mencionámos no início.
Comprar a um profissional como na iberbonsai é uma garantia, porque além dos conhecimentos técnicos que proporcionamos aos nossos clientes, estamos disponíveis durante todo o ano para prestar assistência em caso de necessidade, o que é uma segurança acrescida. Se um bonsai está doente ou fraco, ou precisa de ser podado ou transplantado, nós estamos cá para ajudar e resolver o problema.
Na iberbonsai, todas as nossas plantas provêm de mudas de sementeira ou de estacas e são criadas em tabuleiros durante os primeiros anos, depois em vasos de bonsai a partir dos quatro a cinco anos ou em contentores para as gerações futuras.
Dispomos de uma vasta gama de espécies e variedades de bonsai de folha caduca como o liquidambar, acer buergerianum e acer palmatum, celtis, fagus, carpinus coreano e ginkgo biloba.
Plantas perenes como o sobreiro e o eleagnus, ou semi-perenes como a pyracantha e o cotoneaster e coníferas como o pinheiro e o zimbro.
Todas estas plantas são cultivadas com o objectivo de um dia se tornarem bonsais.
NOTA:
- Conforme a lei em Portugal e europeia para a venda de plantas, iberbonsai dispõe de um passaporte fitossanitário nº 02-3997, sendo as inspecções regulares feitas às nossas instalações pela DGAV, o que proporciona mais uma garantia para os nossos clientes.
Dispomos também de uma gama de substratos de qualidade superior provenientes do Japão e de Itália. Não esqueçamos que os japoneses são os mestres oficiais e reconhecidos no mundo do bonsai e se eles usam akadama, kiryuzuna e kanuma para cultivar os seus bonsais, não é por acaso, por isso estamos apenas a imitar o que profissionais como eles fazem há séculos.
Qualquer outro substrato ou dito substrato que possamos encontrar no mercado comercial será apenas uma imitação vulgar cujas consequências na sua utilização nem sempre seraõ benéficas. Existem muitas fórmulas para misturar diferentes materiais e cada um tem a sua própria receita, mas uma coisa é certa: não vale a pena misturar akadama por exemplo, numa mistura de turfa ou terra de jardim, pois o efeito será nulo, dado que a akadama é cozida várias vezes e os seus grãos duros, deixam um espaço entre eles para permitir a passagem da água e do ar.
Se optar pela akadama, deve utilizá-la simples para a maior parte dos bonsais ou misturá-la com a kiryuzuna para os pinus e juniperus ou com kanuma para os rododendros e azáleas.
Caso contrário, estará a gastar dinheiro desnecessariamente e a prejudicar o seu bonsai.
Ler o nosso artigo original sobre akadama para bonsai para entender melhor.
A utilização de ferramentas específicas especialmente concebidas para bonsai é outro ponto importante. Quantas vezes ouvimos a pergunta: posso podar o meu bonsai com uma tesoura de costura? Também nos dizem muitas vezes que, aquando do transplante do bonsai, utilizam um garfo que se dobra para servir de ancinho para limpar as raízes.
As ferramentas para bonsai são feitas com o único objectivo de serem utilizadas para cada trabalho:
- tesouras finas para podar os ramos,
- pinças rectas côncavas para disfarçar os cortes nos ramos,
- tesouras grossas para cortar as raízes,
- ancinhos de pinça ou espátulas para limpar o bloco de raízes.
O arame de alumínio anodizado foi especialmente concebido para aplicar e moldar o bonsai e graças à sua flexibilidade e facilidade de manuseamento, torna a tarefa de aramar relativamente fácil. É também muito simples de retirar com a ajuda de um alicate de corte especificamente concebido para não ferir o tronco durante o corte.
Não deve utilizar fio de electricidade comum, que pode ser prejudicial para as árvores bonsai.
Ler artigo sobre como aramar o bonsai.
Quando se trata de fertilizar o bonsai, existe um grande número de fertilizantes no mercado, tanto sólidos como líquidos, mas o importante é que tenham a fórmula adequada, não demasiado rico em azoto e rica em potássio. Na iberbonsai, preferimos o adubo orgânico biogold, originário do Japão e testado há muito tempo, eficaz e seguro, sem risco de queimaduras e fácil de aplicar. Utilizado na forma líquida uma vez por mês durante a estação de crescimento e na forma sólida uma vez em Novembro, à razão de uma pedra por cada cinco centímetros de vaso que podemos colocar nos cestos próprios para o efeito. Podemos aplicar o biogold sólido nos exemplares mais velhos durante todo o ano excepto Outobro para descansar.
Ler artigo sobre o adubo orgânico biogold para bonsai.
Se quiser ter sucesso com o seu bonsai, não basta seguir os tutoriais dos vários canais da internet, é preciso saber seleccionar um canal de confiança, profissional e com uma longa história, o que é um sinal de segurança e garantia.
Verificar o tempo de actividade da empresa e consultar as opiniões dos clientes é um bom ponto de partida.
Ver comentários sobre iberbonsai.
Canal bonsai da iberbonsai desde 1996.
Optar por seguir os nossos conselhos é uma excelente escolha, pois para além da informação que disponibilizamos no nosso website, estamos simplesmente à disposição dos nossos clientes nas nossas instalações em Maceda, entre Porto e Aveiro, para ajudar e dar todas as explicações necessárias sobre o tratamento do bonsai.
A confiança tem de ser conquistada e gostaríamos de agradecer a todos os nossos clientes que continuam a visitar o nosso viveiro e o nosso website para efectuar as suas compras.
Sobre nós
Onde estamos.