A arte do bonsai
O bonsai é originário da China.
Pun-Sai na época dos Tsin no século III A.C. No período Kamakura entre 1185 e 1333, o bonsai foi desenvolvido por religiosos budistas.
Depois, muitas escolas nasceram, cada uma com estilos e pensamentos diferentes.
No Japão foi a partir do século VI que se começa pela primeira vez a falar de bonsai.
Em japonês quer dizer árvore criada num prato.
A arte do bonsai é a réplica duma árvore na natureza.
P´en Tsai em chinês, são árvores retiradas da Natureza e plantadas em vasos pintados à mão. É no século XIX que aparece na Europa, na exposição universal de Paris em 1878 e na exposição de Londres em 1909.
Consegue-se um bonsai com a poda das raízes e dos ramos e a aramação dos ramos com arame de alumínio anodizado ou de cobre cozido.
Ler artigo sobre:
- a poda do bonsai;
- a aramação do bonsai.
Podemos semear sementes de árvores ou plantas e criá-los em vasos pequenos.
Também é possível conseguir um bonsai a partir de estacas, enxertos e plantas de viveiro ou prébonsais.
Ler artigo sobre o prébonsai.
Na iberbonsai não retiramos plantas do meio ambiente, protegemos a biodiversidade porque é primordial para o desenvolvimento natural dos ecossistemas do nosso planeta. È uma questão de escolha pessoal, claro que um yamadori ou planta recolhida na Natureza é muito mais fácil e sobretudo mais rápido para conseguir um bonsai. A maioria dos yamadori são provenientes de árvores autóctones, precisamente de espécies que devemos proteger para garantir a evolução da biodiversidade local, evitando a degradação do solo e também reduzir o risco de incêndios.
Depende de cada um de nós reflectir sobre o assunto e fazer a escolha certa, o planeta agradece bem como as futuras gerações.
O aquecimento global é uma realidade e podemos combatê-lo com simples gestos quotidianos e evitar a deterioração do meio ambiente.
Ler artigo sobre o yamadori.
Respeitar a Natureza é uma obrigação de todos nós!
O espírito e a arte do bonsai: o bonsai convida à contemplação, à tranquilidade de espírito.
È uma sensação de calma que se consegue com a simples observação de uma árvore, a escuta do vento nos ramos ou do sussuro da água num rio, a admiração do pôr-do-sol.
São métodos muito simples de relaxar a mente e restabelecer uma ligação com a Natureza.
Hoje em dia o ser humano necessita cada vez mais de tranquilidade e de ter uma ligação com a mãe Natureza, é imprescindível para viver em paz connosco mesmo e o bonsai é ideal para restabelecer essa conexão, não ocupa muito espaço em casa e basta alguns minutos durante o dia para regar e de preferência de manhã, que é a principal tarefa regular que devemos cumprir e guardar alguns momentos, por exemplo ao fim de semana para executar os trabalhos mais demorados como a adubação, a poda, o transplante, a aramação.
Para os detalhes técnicos, basta consultar o nosso blog e os nossos posts para conseguir com sucesso tratar do seu bonsai e não cometer erros fatais. Também estamos sempre a disposição para ajudar no que for necessário nas nossas instalações em Maceda-Ovar ao fim de semana ou por email, facebook ou instagram.
Tentamos ajudar o melhor possível para resolver qualquer problema relacionado com o bonsai.
Na iberbonsai temos uma larga gama de mudas que criamos a partir de sementeira na Primavera ou de estacas no fim do Verão, prébonsais e bonsais de interior e de exterior, com ou sem flores e coníferas, substratos como akadama, kiryuzuna, kanuma, keto, pómice, sakadama.
Ferramenta especialmente concebida para cuidar do bonsai como tesoura fina e grossa, podadora côncava e recta, ancinhos, corta arame, estojos completos, arame de alumínio anodizado com tamanho de um até oito milímetros.
Torno redondo e rectangular para facilitar os trabalhos, os tensores de tronco para auxiliar em caso do arame não ser suficiente.
Os adubos líquidos e sólidos como o biogold, pasta cicatrizante para proteger os cortes, regadores com ralo fino.
Vasos de cerâmica sem esmalte e vidrados de vários cores e diferentes qualidades.
- Ver onde estamos;
- 3 segredos para manter o bonsai;
- 7 erros a não cometer no transplante do bonsai.
Curiosidade espiritual:
Do espírito à arte, da vida real ao mundo espiritual, para entrar no mundo do bonsai temos primeiro que entrar pelo Torii.
O Torii é a porta considerada como fronteira entre o nosso mundo real e o mundo espiritual.
È fabricado de maneira tradicional em madeira de lei como Cedrus, Momijii ou Pinus Nigra.
Formado por duas colunas que sustenta o céu e por vigas transversais que representam a terra.
Existem dois tipos de Torii, uns curvos chamados Myôjin e outros direitos chamados Shinmey torii.
Qual o simbolismo do Torii?
Geralmente instalado na entrada dos santuários e mais especificamente na entrada de locais de culto. Este tipo de porta imaginária é o local que permite aceder ao mundo espiritual e de voltar para o nosso mundo real. O mundo sagrado é protegido por uma força divina e o Torii permite atravessar esse campo.
Diz a lenda que: ao entrar por um Torii no mundo espiritual, a pessoa tem que ter a certeza de voltar para o mesmo no sentido contrário no mundo real. Sem essa certeza é recomendado contornar o Torii, como fazem alguns japoneses.
Agora e do lado mais prático, a arte do bonsai consiste em formar uma árvore para que se mantenha pequena, mas com todas as características para parecer uma árvore muito antiga. É a réplica fiel de uma árvore na Natureza, mas com tamanho reduzido.
O processo pode perdurar várias gerações, visto o bonsai ser uma planta viva, sempre em crescimento, a sua respectiva formação nunca será considerada como terminada e definitiva.
A arte do bonsai e como se consegue um bonsai?
A partir de sementes, estacas, plantas de viveiro como já vimos.
Podemos formar um bonsai a partir de qualquer planta desde que seja lenhosa.
Existem vários estilos para formar o bonsai como podemos verificar no Glossário do bonsai.
A formação consegue-se principalmente com a poda, com ferramenta própria e a aramação com arame de cobre cozido ou de alumínio anodizado.
Tarefa que consiste em enrolar o arame à volta dos ramos para poder dar a forma e a silhueta desejada, mas tomando a precaução de vigiar ao longo do tempo e retirar o arame e voltar a colocá-lo se necessário para não marcar a casca da árvore, deixando um aspeito inestético.
A formação de um bonsai nunca está terminada, todos os anos devemos proceder a determinadas tarefas a fim de obter o modelo e estilo pretendido.
Associado a esta arte, encontrámos muitos artigos de decoração como:
As mesas de apresentação:
Originárias da China ou Japão, são uma característica muito importante na exposição do bonsai, o objectivo é realçar a obra de arte ficando o conjunto em perfeita harmonia.
As figuras:
Igualmente originárias da China, são peças miniaturas em grés, pintadas ou não, que se colocam junto à planta ou grupo de árvores de estilo floresta ou Yose-Ue para dar a sensação de grandeza e parecer uma parte da Natureza à escala reduzida.
Os suiseki:
São pedras formadas naturalmente pela Natureza, têm o poder de sugerir uma paisagem, uma pessoa, um animal ou um objecto.
São peças com um autêntico valor decorativo e artístico, esta arte tem mais de dois mil anos de idade e cada suiseki é exposto, por tradição, numa base de madeira talhada com exactidão no tamanho e contorno da pedra.
A arte do bonsai é muito mais que tratar da planta em si.
Envolve-nos num mundo mais espiritual, mais íntimo e sobretudo mais natural.
O ser humano necessita de um ambiente natural ao seu redor para viver em paz, coisa que hoje em dia, desapareceu do nosso quotidiano.