A aramação do bonsai ou como aramar o bonsai.
Pode parecer estranho por se colocar um arame à volta dos ramos de um bonsai, mas há uma razão, a aramação vai ajudar-nos a conseguir uma silhueta bem definida sem a qual não seria possível uma pequena árvore tornar-se em definitivo como bonsai.
O bonsai não é uma planta anã, nem uma planta com curvas por natureza, temos de intervir de diferentes formas para construir um bonsai ou transformar uma planta em bonsai.
Chama-se a estilização do bonsai.
A aramação do bonsai é uma parte da estilização.
Vai ajudar e facilitar a formação do bonsai.
Podemos formar um bonsai a partir de qualquer planta desde que seja lenhosa, existem vários estilos para formar um bonsai como podemos verificar no nosso glossário do bonsai e significado.
A estilização ou formação consegue-se principalmente com a poda, com as ferramentas apropriadas, a aramação com arame de cobre ou de alumínio anodizado e a criação de madeira morta como o jin shari por exemplo.
Na aramação utilizamos arames feitos de alumínio anodizado, ou seja, é um arame com um revestimento de cobre. Primeiro, o alumínio garante uma resistência perfeita às intempéries, independentemente do clima e do tempo passado ao ar livre, ao contrário dos arames de cobre puro, que endurecem com o tempo. Segundo, a fina camada de cobre atua como um antioxidante e impede o desenvolvimento de musgo, líquenes e algas.
A formação de um bonsai nunca termina, todos os anos devemos proceder a determinadas tarefas a fim de obter o modelo e estilo pretendido.
A colocação do arame tem uma importância fundamental na estética do bonsai.
É um processo imprescindível na estilização que pretendemos dar ao bonsai, operação que permite guiar e direcionar os ramos para obtermos o estilo pretendido.
A aramação é útil para retificar a orientação dos galhos ou ramos do bonsai. Um dos objetivos do arame é representar e substituir a ação do peso nos ramos das árvores na natureza como a chuva ou a neve.
Quer se trata de uma planta jovem ou de uma árvore adulta, a colocação correta do arame permite construir tronco, ramo, raiz, galho e folhagem.
A colocação do arame requer rigor e reflexão. Quando se tem a árvore diante de si, o projeto de construção da árvore já deve estar bem definido para que a aramação seja eficaz e esteticamente agradável.
Uma planta jovem precisará de ser aramada principalmente para dar movimento ao tronco, com uma aramação sumária dos ramos principais.
Numa árvore já formada, o objetivo do trabalho de aramação será colocar os ramos secundários e terciários, até à extremidade dos galhos, para distribuir a vegetação horizontalmente e verticalmente.
DICA:
- Os ramos aramados serão colocados de forma a que cada um receba a luz necessária ao desenvolvimento da sua folhagem e a respetiva evolução dos futuros gomos.
- Enquanto que as coníferas têm ramos que se inclinam naturalmente para baixo, ao contrário as árvores de folha caduca das planícies ou das florestas, onde os ramos e os galhos inclinam-se para cima, mesmo que os ramos se dobrem mais tarde com o peso dos anos. Temos que escolher o rumo que pretendemos dar à nossa árvore.
- Os arames também podem ser deslocados, para não ficarem no mesmo sítio e correrem o risco de incrustação na casca. Neste caso, é necessário retirar o arame e voltar a colocá-lo novamente, mas deste vez na direção oposta.
- Por segurança, a árvore aramada deve então ser protegida do vento durante algumas semanas para limitar o stress. Relembramos aqui que a aramação é um grande motivo de stress para o bonsai.
- No caso de inúmeros bonsais cuja madeira é muito macia, como é o caso da maior parte das coníferas, é muitas vezes necessário colocar um novo arame depois de retirar o antigo. Caso contrário, o ramo voltará rapidamente à sua posição antiga. Sendo assim, o arame será enrolado na direção oposta ao arame anterior, isto permite que as cicatrizes antigas se fechem e que o ramo seja mantido em segurança na posição desejada.
- Um detalhe de extrema importância quando efetuamos a aramação, nunca devemos sobrepor arames uns em cima dos outros, a pressão exercida em cima do arame de baixo pode provocar o estrangulamento das veias onde circula a seiva e assim sendo, ditar a morte do galho ou do ramo.
- Respeitar sempre um ângulo de quarenta e cinco graus, primeiro é mais bonito visualmente e segunda permite um movimento muito suave do ramo. Com um ângulo mais fechado, a aramação não fica tão bonita e sobretudo corremos o risco de partir o galho ao dobrá-lo porque o arame terá mais força. Com um ângulo mais aberto, o arame não consegue segurar o ramo na posição desejada e também não fica muito bonito esteticamente.
- Caso seja preciso colocar vários arames no mesmo ramo ou galho para chegar à ponta dos mesmos, então devemos sempre começar pelo mais grosso e acabar com o mais fino, caso contrário corremos o risco de estrangulamente.
Mas o que é a aramação?
A aramação do bonsai consiste em enrolar um arame de alumínio anodizado ou de cobre, desde que seja cozido, em volta do tronco ou de um ramo, para modificar a sua direção, tendo em vista a definição da forma pretendida.
A aramação pode ser feita praticamente durante todo o ano para a maioria das espécies de bonsai, de preferência no inverno para as coníferas, cujo arame irá permanecer vários meses e será retirado antes de começar a marcar a casca.
No verão será a vez dos bonsais de folha perene permanecendo pelo menos três meses.
Em qualquer dos casos, se ao retirar o arame, o ramo ou o galho não ficar na posição pretendida, então teremos que repetir a operação por mais uns meses.
Convém aplicar o arame sem apertar em demasia para não marcar a casca do ramo, por norma deixamos um espaço livre entre o arame e a casca. Com o tempo é importante vigiar o impacto do arame e removê-lo antes deste ficar cravado na casca da árvore.
O arame de alumínio anodizado é muito flexível e resistente, na iberbonsai temos arame de um milímetro até sete milímetros de diâmetro. Para colocação de arame grosso, a partir de cinco milímetros, é recomendado envolver o ramo com ráfia antes de colocar o arame afim de não danificar o ramo ao curvá-lo.
Como o arame pode segurar o ramo ou o galho numa certa posição?
O arame tem de ter um apoio para ser eficaz, deve-se começar a colocar o arame no torrão e enrolar em volta do tronco ou nos primeiros ramos mais baixos.
Para os ramos superiores, começar a partir do tronco ou à volta de um ramo mais grosso, respeitando sempre um ângulo de quarenta e cinco graus como já indicado, começando sempre pelo ramo mais grosso e seguindo até ao ramo mais fino.
DICA:
- O arame deve vir de cima para baixo para dobrar o ramo para cima e de baixo para cima para dobrar o ramo para baixo.
arame iberbonsai
- Por norma utilizamos um arame com trinta por cento do diâmetro do ramo que queremos moldar, por exemplo num ramo com dez milímetros de diâmetro aplicaremos um arame com três milímetros de diâmetro. Isso claro dependendo da espécie, basta fazer um teste e ver se o arame segura o ramo ou se é o contrário, neste caso muda-se para um arame mais grosso.
- O comprimento do arame corresponde mais ou menos a duas ou três vezes o comprimento do ramo a moldar.
- Numa primeira fase coloca-se o arame em todos os ramos que queremos direcionar e só depois começamos a moldar e estilizar o bonsai conforme planeado.
- Como já vimos, nunca devemos cruzar os arames para evitar a estrangulação do ramo do bonsai e nunca devemos efetuar o transplante de um bonsai que foi severamente aramado, a aramação provoca uma situação de stress intenso, sobretudo nos pinus.
- A aramação do bonsai exige muito cuidado no manuseamento e na forma de moldar o ramo, pois algumas espécies são muito frágeis e podem quebrar como é o caso das azáleas e rododendros, cujo os galhos partem com muita facilidade.
- É necessário estarmos atentos, sobretudo na época de crescimento, para prevenir ferimentos desnecessários na casca, causados pelo arame. As marcas do arame na casca são inestéticas e podem levar muitos anos a desaparecerem.
- Basta retirar o arame e voltar a colocá-lo para evitar este tipo de situação.
- Regra geral, deixa-se o arame no máximo quatro meses nas folhosas e de oito a doze meses nas coníferas, sempre vigiando para não deixar marcas na casca.
Corta arame iberbonsai.
Para retirar o arame sem ferir a casca do bonsai é aconselhável utilizar uma ferramenta adequada. O corta arame permite cortar o arame em secções muito pequenas sem marcar o ramo do bonsai. É a ferramenta ideal para remover o arame sem ferir o ramo. Na prática consiste em cortar o arame a cada volta afim de conseguir retirá-lo por completo.
Tentar recuperar o arame sem o cortar não é muito aconselhável, primeiro porque pode danificar o ramo e segundo o arame recuperado não será fácil de reutilizar.
Com alguma paciência e prática conseguimos colocar o arame na perfeição, no entanto é uma tarefa imprescindível para uma boa estruturação do bonsai.
NOTA:
Quando fazemos a aramação de um bonsai, tentamos sempre imitar as curvas naturais da árvore na natureza. Evitamos também esmagar as folhas e torturar os galhos, a aramação deve ser um processo suave para o bonsai. Curvas muito apertadas e em grandes números vão restringir a circulação da seiva, sobretudo nas coníferas e o efeito notar-se-à muito mais tarde com galhos e ramos a secar e pode até, conduzir a morte do bonsai.
Conselho:
A aramação não é um processo de tortura, mas sim de modificação da silhueta da árvore e por isso devemos respeitar o nosso bonsai e trata-lo com delicadeza, caso contrário teremos a morte anunciada e morosa.
Caso seja necessário curvar ramos mais fortes, existem tensores para o efeito, aparelho que podemos afinar regularmente para aplicar cada vez mais tensão sem partir o ramo.
Como já falamos anteriormente, existem outras técnicas para estilizar e estruturar o bonsai como por exemplo a poda de estruturação do bonsai que permite manter a árvore compacta e definida.
A poda de estruturação consiste em definir as bases gerais do tronco e dos ramos principais.
Qualquer ferramenta deve estar limpa antes de cada utilização para não transmitir ou propagar doenças. A lubrificação com um óleo fino ajuda a manter e a prolongar a vida da ferramenta, na iberbonsai dispomos de um óleo de camélia que é um produto natural especialmente concebido para a lubrificação da ferramenta para bonsai.
Aplicar uma pasta cicatrizante nos cortes maiores ajuda na cicatrização e impede a entrada de fungos. As feridas infringidas no bonsai durante a poda são uma verdadeira porta aberta a doenças deixando-o propício a bactérias e fungos que podem penetrar no corpo do bonsai através do ar ou da água. Os fungos dos tecidos vivos fixam-se na ferida nos dias seguintes à poda, bloqueando as redes de seiva e levando a doenças como o cancro.
Ler artigo original sobre a cicatrização e a pasta cicatrizante para bonsai.
Além da aramação do bonsai com arame de alumínio anodizado existe também um outro sistema para moldar o bonsai com arame, consite em esticar um arame de alumínio anodizado a partir do ramo que pretendemos orientar até ao torrão, o objetivo é simular uma forma de tensor para obrigar o ramo a permanecer na direção desejada, podemos igualmente atar a um outro galho ou ramo.
Utilizamos os diâmetros mais pequenos para este tipo de trabalho.
Mas cuidado, esta operação deve ser feita com minúcia, não se pode executar a tensão de uma só vez, mas sim progressivamente, por exemplo uma vez por semana aplicar mais força na tensão.
Podemos também suspender pesos nas extremidades dos ramos para obrigá-los a vergar a fim de obter a inclinação pretendida.
Seja como for temos que vigiar permanentemente para que o arame não fira a casca do bonsai ou melhor ainda, podemos colocar alguma proteção como a ráfia antes de aplicar o arame.
Alumínio ou cobre, qual a diferença?
A vantagem do cobre é que pode ser recuperado a partir de cabos eléctricos dos quais é necessário remover primeiro o revestimento de plástico. Este deve ser recozido a uma temperatura de cerca de quatrocentos graus para lhe dar a flexibilidade necessária. A utilização de cobre endurecido tem prazo de seis meses, após os quais pode perder toda a elasticidade
Quais as vantagens do cobre:
O cobre endurecido torna-se rígido com o tempo, pelo que os ramos aramados permanecem perfeitamente no sítio. Em comparação com o alumínio, é possível obter o mesmo resultado com secções tranversais de arame mais pequenas. A utilização de cabos elétricos recozidos torna-os um material barato para aqueles que têm um grande consumo, desde que seja cozido.
Desvantagens do cobre:
A sua dureza torna-o frágil e a sua retirada exige que seja cortado.
A oxidação do cobre mancha a casca e pode ser altamente tóxica para certas espécies, principalmente coníferas.
Quais as vantagens do arame de alumínio?
Vantagens do alumínio anodizado:
A sua grande flexibilidade torna-o fácil de colocar. Além disso, pode ser reutilizado se for corretamente retirado da árvore.
O alumínio anodizado não é tóxico e sobretudo não mancha a casca.
Desvantagens do alumínio anodizado:
A secção transversal a utilizar é maior do que a do cobre para uma ação semelhante. Mas em contrapartida o preço é muito mais barato.
Hoje em dia conseguimos preços razoaveis de alumínio anodizado com proveniência da China. Na iberbonsai importamos regularmente rolos de alumínio anodizado de um até sete milímetros com embalagens de cem gramas, de meio kilo e kilo. Por quantidade conseguimos preços competitivos para os nossos clientes, basta requisitar no nosso site ou nas nossas instalações.
A seguir descriminamos alguns estilos que se consegue com a aramação:
Han Kengai:
Kabudashi:
Kengai:
Literati:
Mame:
Moyogi:
Neagari:
Nejikan:
Penjing:
Rosoku:
Sashiki: árvore de mergulhia
Sekijoju:
Shakan:
Sharimiki:
Shohin:
Takozukuri:
Yose-Ue:
Ler mais sobre os estilos de bonsai.
A aramação do bonsai faz parte integral do processo de formação.
Aramar, podar, cuidar do bonsai são motivos perfeitos para quem passa muito tempo em casa e não sabe como ocupar o tempo, é o hobby perfeito.
De mãos dadas com a natureza, descubra como o bonsai é um passatempo interessante e muito saudável que ajuda a manter o espírito, a menta sã e uma vida equilibrada.
O bonsai é felicidade, o bonsai é a relação do ser humano com a natureza. É uma obra de arte milenar, sagrada e propícia a meditação, é uma terapia que em muitos casos pode ajudar as pessoas a ultrapassarem os seus problemas
Ver como cuidar do bonsai de interior.
Ter o espírito bonsai é ter um passatempo saudável e natural.
A arte do bonsai é muito mais que tratar da planta em si, envolve-nos num mundo mais espiritual, mais íntimo e sobretudo mais natural.