O bonsai é o presente perfeito.
Oferecer um bonsai é oferecer felicidade, o bonsai é a relação do ser humano com a natureza.
É uma obra de arte muito antiga, sagrada e propicia a meditação, é uma terapia em muitos casos porque ajuda as pessoas a ultrapassarem os seus problemas.
De mãos dadas com a natureza.
Um presente é algo que se dá a alguém para o tornar feliz, especialmente por ocasião de uma celebração ou de um acontecimento feliz, mas também pode ser um presente particular para pessoas especiais, é assim que começa muitas vezes a paixão pelo bonsai, quantas vezes os nossos clientes trazem os amigos para tentar incentivá-los a entrar no mundo apaixonante do bonsai. É o início de uma nova vida, desconhecida por muitos e por vezes com ideias infundadas, basta termos atenção à árvore no dia a dia e com a nossa ajuda especializada que damos aos nossos clientes, tudo se tornará mais fácil.
O bonsai é o presente perfeito.
Desmitificar o mundo do bonsai é a nossa tarefa quotidiana, o bonsai é antes de mais uma árvore natural, por isso se conseguirmos colocar o bonsai num local com muita luz natural e responder às necessidades regulares desta pequena árvore, regar quando necessário e tratar da poda e da fertilização num dia determinado, então já estaremos no bom caminho.
Porquê cada vez mais pessoas consideram ter um bonsai em casa para ajudar a superar a vida tumultuosa que vivem no trabalho e no trânsito?
Porque o bonsai é natural, é pequeno e depende de nós para viver, por isso é uma obrigação da nossa parte cuidar dele e este pequeno ser aproxima-nos da natureza.
O ser humano necessita de um ambiente natural ao seu redor para viver em paz, o que hoje em dia quase desapareceu do nosso quotidiano.
Uma planta viva é um elemento fundamental no equilíbrio de cada um de nós e oferecer um bonsai é levar harmonia e bem-estar ao lar de quem o irá receber.
Além disso, é um excelente hobby, o bonsai é uma obra de arte em permanente desenvolvimento cujo autor irá usar a sua imaginação constantemente.
O bonsai é o presente perfeito, traz natureza, felicidade e harmonia.
Qual o significado, o espírito e a arte do bonsai?
O bonsai convida à contemplação, à tranquilidade de espírito, dá uma sensação de calma como a simples observação de uma árvore, escutar o vento nos ramos ou o sussurro da água num rio, a admiração do pôr-do-sol, são apenas alguns exemplos.
São métodos muito simples para relaxar a mente e restabelecer uma ligação com a Mãe natureza.
O bonsai é a relação vital de ser humano com a natureza.
Ler o nosso artigo original sobre o bonsai é um passatempo saudável.
A arte do bonsai consiste em formar uma árvore para que se mantenha pequena, mas com todas as características para parecer uma árvore muito antiga.
É a réplica fiel de uma árvore na natureza, mas com tamanho reduzido.
O processo pode perdurar várias gerações, visto o bonsai ser uma planta viva, sempre em crescimento, a sua respetiva formação nunca será considerada como terminada e definitiva.
A formação do bonsai consegue-se principalmente com a poda, com ferramentas apropriadas e a moldagem com arame de cobre ou de alumínio anodizado para dar a forma desejada.
A formação do bonsai nunca está terminada, todos os anos devemos proceder a determinadas tarefas, em primeiro lugar, conseguir manter vivo o bonsai e depois obter o modelo e estilo pretendido.
Quais as tarefas mais importantes às quais devemos responder:
- A primavera é no dia vinte de março no calendário, mas para as plantas é apenas quando a temperatura começa a subir, quando os dias e as noites ficam mais amenas com os dias mais longos, aí a seiva começa a subir e a alimentar os brotos que vão abrindo.
A primavera é uma época notável para todas as plantas na natureza e o bonsai não é exceção.
As flores começam a aparecer à medida que os dias se tornam mais longos e a temperatura mais quente. Esta é a época em que a maioria das espécies como azáleas, cotoneaster, pyracantha, macieira, eugenia, magnólia, crateagus, prunus, forsythia entre outras, florescem.
Na primavera é a época de muito trabalho, pois é nessa altura que começam as regas mais frequentes, que é mais ou menos copiosa, dependendo das condições atmosféricas e do nível de humidade do ar.
A partir de fevereiro, é adicionado semanalmente fertilizante líquido para estimular o crescimento do bonsai, pelo menos até final de junho e depois, durante o verão, podemos reduzir esta adição para metade.
Conselho:
Evitar regar ou pulverizar água nas flores para não comprometer a frutificação, pois uma flor danificada não dará frutos. É a época de início da poda de manutenção, devido ao fornecimento regular de fertilizante, o crescimento é muito ativo e torna-se, portanto, essencial efetuar podas frequentes para manter a silhueta original do bonsai.
- No verão, conforme a temperatura diurna e noturna, as plantas irão desenvolver os seus ramos e produzir frutos com mais ou menos rapidez e intensidade.
É uma época onde os trabalhos com a rega, poda de manutenção, fertilização e retiradas das ervas daninhas continua. O verão é a época mais temida para o bonsai.
Quando falamos do verão, pensamos sempre nas férias e é aqui que surge o maior problema para quem tem bonsais. O que fazer?
Pedimos a um membro da família ou amigo que regue o nosso bonsai? Ou deixámo-lo com alguém em quem confiamos?
O verão é o período em que o bonsai necessita dos cuidados mais especiais, nomeadamente em termos de rega. A rega é praticamente diária e há dias em que são necessárias duas regas nos períodos de grande calor, depois em termos de sombra, porque exposto durante demasiado tempo ao sol e sem água suficiente, o resultado é rápido e pode ditar a morte do bonsai.
O sombreamento deve ser feito das onze horas da manhã até ao final da tarde por volta das dezasste horas.
É preferível deixar as suas árvores nas mãos de profissionais do que correr o risco de perder parte de uma coleção que custou tanto a obter.
Além da sombra e da rega, no verão devemos continuar a fornecer fertilizante, que é o alimento do bonsai. Mesmo que seja apenas de duas em duas semanas é essencial.
A poda regular dos rebentos jovens também deve ser feita mais ou menos uma vez por semana, quanto mais este trabalho for negligenciado, mais difícil será recuperar a silhueta original do bonsai.
O verão é a época dos frutos, figos, maçãs, azeitonas, amoras etc.
A monda é também uma tarefa a não esquecer para manter o torrão limpo, o excesso de erva pode dificultar a absorção de água durante a rega e tornar mais difícil o arejamento do solo.
Verificar a presença de pulgões, cochonilha, ácaros ou fungos como o oídio, antracnose, olho de pavão, etc.
- O repouso de curta duração no fim do verão, a partir de meados de agosto, na realidade quando começam os dias a ficarem mais curtos e também menos quentes, a vegetação vai reduzindo de intensidade, já estamos com seiva descendente, quer dizer que a seiva já não transporta os açúcares, inicialmente produzidos pela fotossíntese, já que as folhas estão a perder intensidade. Aproveitamos o final do verão para fazer estacas semilenhosas da maioria das espécies de bonsais perenes e coníferas.
- O outono é no dia vinte e dois de setembro, mas é quando as folhas começam a cair e os dias a ficarem cada vez mais curtos e frios, que o nosso bonsai está a preparar-se para a dormência de inverno, até a seiva parar.
Já se pode pensar em adubar com um adubo orgânico sólido como por exemplo o biogold.
- O outono é o momento em que as folhas mudam de cor, especialmente as mais espetaculares são as do liquidambar, do acer palmatum, do acer buergerianum e do ginkgo biloba. Na natureza temos o mesmo espetáculo nas florestas de folhosas onde as folhas mudam de verde claro para amarelo e depois vermelho alaranjado, um momento magnífico que podemos apreciar numa coleção de bonsai, pelo que as árvores de folhas caducas são indispensáveis.
- O inverno começa a vinte e um de dezembro, mas pode ser mais cedo ou mais tarde para as nossas plantas: frio, dias mais curtos e queda total das folhas nas plantas caducas, a vegetação está completamente parada e a seiva estagnante.
Com a seiva parada, é a altura ideal para procedermos à poda de estruturação, assim teremos a garantia de não enfraquecer o bonsai.
O inverno não é a época menos bonita para as árvores, pelo contrário, é uma época especial para apreciarmos a estrutura das árvores de folha caduca.
De facto, sem as folhas é mais fácil contemplar os ramos e todos os galhos até os mais pequenos, como é o caso do carpinus coreano com a sua silhueta extrafina.
O inverno é a época para realizarmos a poda de estruturação, que é a poda mais severa que pode ser realizada numa árvore, aproveitando o tempo em que não há vegetação, pois a seiva está parada e o corte de um ramo não terá efeito direto imediato no crescimento da árvore, apenas na primavera, na altura do desabrochar, poderemos verificar se os brotos localizados abaixo da poda que fizemos começam a brotar, daí a extrema importância de escolher o local certo para cortar com sabedoria.
NOTA:
Tanto no inverno como na primavera, após cada corte e especialmente se for feito num ramo grande, deve ser aplicada sem hesitação uma pasta de proteção. O objetivo da pasta cicatrizante é formar uma barreira protetora para evitar que a seiva escorra e se perca e também para impedir a entrada de parasitas como fungos ou qualquer outra doença fúngica.
Ler artigo sobre a cicatrização do bonsai.
No inverno é igualmente o momento de proteger o bonsai do frio quando a temperatura cai abaixo dos cinco graus negativos com a ajuda de musgo, palha ou turfa que é colocada no torrão e cobrindo os primeiros vinte centímetros dos ramos a partir do solo.
Nas regiões mais frias, é aconselhável abrigar o bonsai num lugar livre de geadas.
Cuidado com a qualidade do vaso, se for de fraca ou de baixa qualidade, facilitará que as raízes sejam queimadas pela geada.
Um vaso de grés resistente ao gelo é altamente recomendado em áreas onde o inverno é muito rigoroso.
Também temos que saber que algumas espécies, tais como o ficus e a carmona, não suportam de todo o frio, pelo que, como medida de precaução, não devem ser deixadas no exterior no inverno quando a temperatura desce abaixo dos dez ou doze graus centígrados.
O inverno é também o momento para limparmos os ramos do bonsai, porque sem folhas é muito mais fácil aceder, utilizando uma escova de nylon, para remover o musgo que se desenvolve nos ramos.
NOTA:
Fique atento à superfície do torrão, pois por vezes os furos do vaso ficam tapados por alguma razão, ou o substrato é demasiado compacto ou uma raiz envadiu o furo e a água já não drena.
Se isto acontecer, retire imediatamente o bonsai do vaso e corrija o problema.
Da mesma forma e por razões de segurança, é aconselhável de vez em quando retirar o bonsai do seu vaso para garantir que não fique água no fundo, o que provocaria o apodrecimento das raízes ao longo do tempo. De facto, alguns vasos de baixa qualidade não tem um fundo muito plano ou um declive suficiente para a água escoar através dos furos. Este é igualmente um bom momento para verificar a saúde das raízes e que nenhuma praga se instalou.
ler artigo original sobre o bonsai e as estações do ano.
Na iberbonsai temos plantas como as mudas para começar a prática desta arte a partir do início e definir um projeto, pré-bonsai com particularidade própria para chegar a bonsai, é o caminho mais rápido para conseguir uma obra mais pessoal. O pré-bonsai é uma pequena árvore com alguma particularidade, que pode gerar um magnífico bonsai, para isso é necessário alguma imaginação, tempo e dedicação.
Por vezes, basta apenas criar algumas curvas, aramar ramos maiores, dirigi-los para formar o estilo desejado e podar os ramos mais finos para ter um aspeto de bonsai.
Ler o nosso artigo original sobre como aramar o bonsai.
O pré-bonsai não se consegue de um momento para o outro, mas sim ao fim de alguns anos, pelo menos quatro a cinco anos são necesários para ter um resultado satisfatório e muito mais anos para obter um verdadeiro bonsai.
Os nossos pré-bonsais são transplantados a cada dois a três anos, esta operação permite-nos selecionar as raízes, cortando e reduzindo as principais e escolhendo as mais finas.
A poda das raízes é também importante nesta fase, é graças ao corte e à respetiva redução das raízes principais que podemos conseguir o aumento de volume das raízes secundárias, mais finas. De facto, o bonsai, contrariamente a uma árvore na natureza, não necessita de raízes grossas para ficar preso ao solo, mas sim de uma multitude de raízes secundárias para ajudar no desenvolvimento de uma ramificação mais intensa e mais fina.
O facto de limitarmos o desenvolvimento de raízes principais também ajuda a favorecer o alargamento do nebari, expressão japonesa que significa raízes rasantes.
Na natureza um dos aspetos mais bonitos de uma árvore são as raízes que transmitem a força desenvolvida para segurar a árvore ao solo.
Ler artigo original sobre o pré-bonsai.
Também temos milhares de bonsais disponíveis cuja estilização já está definida, bastando manter o formato com a poda para continuar o processo ou então modificá-lo com a aramação para dar um toque mais pessoal ao bonsai.
Oferecer um bonsai é propiciar um passatempo saudável. O bonsai é um ser vivo e por isso a pessoa que o irá receber terá que se preocupar diariamente com a saúde do mais pequeno da casa.
Não ocupa muito tempo, mas requer alguma atenção regular em relação à rega principalmente, por exemplo de manhã antes de sair de casa observar se o bonsai necessita ser regado. No fim-de-semana podemos aproveitar para adubar e praticar a poda de manutenção.
O transplante é uma fase vital para o bonsai que não pode viver eternamente no mesmo substrato nem no mesmo vaso. As raízes necessitam de espaço e de um solo que responde às suas necessidades como a retenção da água e dos nutrientes e sobretudo propício a um bom arejamento.
Para a maioria dos bonsais utilizamos unicamente a akadama hard quality ou misturamos pomice ou kiryuzuna para as coníferas ou com kanuma para as azáleas e rododendros.
Ler artigo original sobre o transplante do bonsai.
A arte do bonsai é muito mais que tratar da planta em si, envolve-nos num mundo mais espiritual, mais íntimo e sobretudo mais natural.
Porquê escolher iberbonsai para comprar o presente perfeito?
Na iberbonsai ajudamos na escolha do melhor bonsai ou pré-bonsai para iniciantes ou para oferecer, o bonsai não é um presente qualquer e com a ajuda de um profissional evitará más escolhas e poderá ter a certeza de oferecer um presente digno desse nome. Depois estamos sempre à disposição para aconselhar nos cuidados a ter com o seu bonsai, seja por e-mail, telefone, instagram, WhatsApp ou diretamente nos nossos viveiros que abrimos ao público nos fins de semana ou durante a semana por marcação prévia.
Ver onde estamos.
Fornecemos igualmente todos os acessórios, arame de alumínio anodizado, substratos e ferramentas de qualidade e indispensáveis para conseguir sem dificuldade o cultivo e a formação do seu bonsai.
Orgulhamo-nos de ter um serviço pós-venda eficaz e de confiança, partilhamos o nosso saber para a alegria dos nossos clientes, fornecemos imensa informação nos nossos posts e artigos semanais para facilitar o tratamento diário e garantir o sucesso do seu bonsai.
Na iberbonsai temos um imenso respeito pelas tradições milenares na arte do bonsai e tentamos transmitir esse princípios aos nossos clientes.
Produzimos a partir de sementes e de estacas os nossos bonsais, consoante as espécies, para que se consiga com tempo uma obra-prima o mais parecido com um espécime da natureza, mas em miniatura.
Ver as nossas mudas de estacas e mudas de sementeira.
Desde da sementeira à formação, da manutenção ao acondicionamento e respetiva expedição, a cada momento a qualidade está omnipresente na nossa empresa, porque o nosso objetivo fundamental é a satisfação dos nossos clientes.
Na iberbonsai a natureza está sempre em primeiro lugar, porque todos dependemos dela para viver e por isso respeitamos as estações do ano para realizar os trabalhos nos nossos bonsais.
Também evitamos utilizar ao máximo os pesticidas como inseticidas e fungicidas, praticando por isso um método de cultivo muito rigoroso baseado no equilíbrio natural, com aplicação de adubo orgânico nos momentos específicos, regando apenas quando necessário e sempre de manhã para evitar doenças e enfermidades, protegendo do sol no verão para evitar queimaduras e no inverno para proteger do gelo.
A origem das nossas embalagens é de fabricação de papel obtido através da reciclagem de papel e cartão usado e reduzimos o índice de espaços vazios nas nossas embalagens, escolhendo uma embalagem adaptada ao tamanho do produto a fim de limitar o impacto de carbono e assim ajudamo o planeta.
Ler o nosso artigo sobre o bonsai e o planeta.
O bonsai é o presente perfeito e natural.
Recuperamos a água da chuva das nossas estufas para a rega dos bonsais, poupamos assim a água dos lençóis freáticos e evitamos o desperdício.
Recolhemos a água num lago artificial de setenta mil litros mais uma cisterna flexível de dois mil e quinhentos litros. O tema da água ou melhor, da falta dela, no futuro é um assunto importante e sobretudo muito preocupante para a nossa sociedade e o futuro das próximas gerações.
Temos que fazer um esforço todos os dias para economizar água.
Ler artigo original sobre a nossa cultura.