O bonsai é um passatempo saudável.
Muito tempo em casa e não sabe como ocupar o tempo, o bonsai é um motivo perfeito.
De mãos dadas com a natureza, descubra como o bonsai é um passatempo interessante e muito saudável que ajuda a manter o espírito e a mente sã e uma vida equilibrada.
O bonsai é Felicidade, o bonsai é a relação do ser humano com a Natureza. É uma obra de arte muito antiga, sagrada e propicia a meditação, é uma terapia que em muitos casos pode ajudar as pessoas a ultrapassar os seus problemas.
O bonsai é o passatempo saudável e perfeito.
O ser humano necessita de um ambiente Natural ao seu redor para viver em paz, coisa que hoje em dia, quase desapareceu do nosso quotidiano.
Uma planta viva é um objecto fundamental no equilíbrio de cada um de nós e tratar de um bonsai é trazer Harmonia ao nosso lar..
Além disso, é um excelente hobby, o bonsai é uma obra de arte em permanente desenvolvimento cujo autor irá usar a sua imaginação.
O Bonsai é o passatempo perfeito, traz natureza, felicidade e harmonia.
O espírito e a arte do bonsai.
O bonsai convida à contemplação, à tranquilidade, dá uma sensação de calma como a simples observação de uma árvore, a escuta do vento nos ramos ou do sussurro da água num rio, a admiração do pôr-do-sol.
São métodos muito simples de relaxar a mente e restabelecer uma ligação com a Natureza.
O bonsai é a relação vital do ser humano com a Natureza. A arte do bonsai consiste em formar uma árvore para que se mantenha pequena, mas com todas as características para parecer uma árvore muito antiga. É a réplica fiel de uma árvore na natureza, mas com tamanho reduzido.
O processo pode perdurar várias gerações, visto o bonsai ser uma planta viva, sempre em crescimento, a sua respectiva formação nunca será considerada como terminada e definitiva.
A formação do bonsai consegue-se principalmente com a poda, com ferramentas apropriadas e a aramação com arame de cobre ou de alumínio anodizado para dar a forma desejada.
A colocação do arame tem uma importância fundamental na estética do bonsai.
É a operação que permite orientar e dirigir os ramos, processo determinante na estilização que pretendemos dar ao nosso bonsai, dando a harmonia e mais especificamente o estilo desejado.
A aramação do bonsai consiste em enrolar um arame de alumínio anodizado ou de cobre cozido em volta do tronco ou de um ramo para modificar a sua direcção, tendo em vista a definição da forma pretendida.
Ler o nosso artigo sobre como aramar o bonsai
A formação de um bonsai nunca está terminada, todos os anos devemos proceder a determinadas tarefas a fim de, em primeiro lugar, conseguir manter vivo o bonsai e segundo, obter o modelo e estilo pretendido.
Na iberbonsai temos plantas como as mudas para começar a prática desta arte a partir do início, pré-bonsai com particularidade própria para chegar a bonsai e bonsais cuja a estilização já está definida, bastando manter o formato com a poda, para continuar o processo ou então modificar com aramação para dar um toque mais pessoal ao bonsai.
Tratar de um bonsai é propiciar um passatempo saudável. O bonsai é um ser vivo e por isso a pessoa que trata dele terá que se preocupar diariamente com a saúde do mais pequeno da casa. Não ocupa muito tempo, mas requer alguma atenção regular em relação à rega.
A cada estação do ano devem realizar- se alguns trabalhos específicos no bonsai.
Na primavera, quando o bonsai começa a brotar será o momento ideal para a poda, tarefa imprescindível para manter o formato do bonsai.
Acrescenta-se adubo líquido na água da rega.
No verão vigia-se a rega que deverá ser mais regular e colocar uma rede de sombra nos bonsais.
No outono, mudar para um adubo orgânico. Manter o bonsai limpo de folhas secas e ervas daninhas.
No fim do ano com a seiva parada, será a altura ideal para proceder à poda de estruturação, assim teremos a garantia de não enfraquecer o bonsai.
A poda de estruturação do bonsai permite manter a árvore compacta e definida.
A poda de estruturação do bonsai consiste em definir as bases gerais do tronco e dos ramos principais, elementos decisivos para transmitir a percepção que o autor quer dar ao seu bonsai: força, elegância, ligeireza, movimento… poda que também pode ser realizada ao mesmo tempo que o transplante e assim aproveitar para conseguir o equilíbrio entre a parte aérea e a parte radicular.
O objetivo principal da poda de estruturação, é a estética do bonsai, provocando uma nova rebentação mais compacta e sobretudo mais perto dos ramos primários de forma a equilibrar a entrada da luz e dar mais vitalidade aos ramos mais baixos e de segundo nível.
Ler artigo original sobre a poda de estruturação
Estamos assim a melhor distribuir a energia no conjunto dos ramos a partir do início da árvore e não no fim, como acontece na natureza por razões de sobrevivência.
Na natureza é a árvore mais alta e mais forte que sobrevive ao contrário da mais pequena e mais débil que acaba por morrer.
Ler mais sobre as florestas por perceber melhor.
No bonsai temos a possibilidade de remediar esse problema, reequilibrando as forças e a energia através da poda de estruturação.
A poda regular dos ramos tem como finalidade o aumento do número de brotos e visto as raízes estarem limitadas num espaço reduzido no vaso, o bonsai deve repartir a energia em direcção a uma maior quantidade de folhas, que ficam assim cada vez mais pequenas.
É a lei da proporção, quanto mais folhas houver para alimentar, mais pequenas se tornam é um fenômeno natural, mas que podemos ajudar a provocar.
No fim do ano e com a seiva parada, também é altura dos transplantes para a maioria dos bonsais.
O transplante do bonsai tem como finalidade a renovação do substrato que ficou mais fraco, o corte de raízes muito compridas para provocar a ramificação de raízes mais finas junto ao tronco e também dar mais espaço ao torrão.
Podemos aproveitar também para corrigir a posição do bonsai no vaso.
Quando transplantar um bonsai nunca mudar para um vaso muito maior, por norma acrescentamos somente mais cinco centímetros à medida do vaso antigo.
Ler artigo original sobre o transplante do bonsai
O bonsai é o passatempo perfeito e natural.
A arte do bonsai é muito mais que tratar da planta em si, envolve-nos num mundo mais espiritual, mais íntimo e sobretudo mais natural.