O nebari e as raízes do bonsai.
Existem muitas expressões e termos em japonês no mundo do bonsai, o Nebari é um deles.
Ler o nosso artigo sobre o glossário do bonsai e significado.
Nebari é a expressão japonesa que significa raízes rasantes.
Na Natureza um dos aspectos mais bonitos de uma árvore são as raízes que transmitem a força desenvolvida para segurar a árvore ao solo.
Chama-se nebari a base do tronco juntamente com as raízes superficiais do bonsai.
A essência da cultura do bonsai fundamenta-se no alcance da perfeição do nebari, ou seja o sistema radicular apurado que vai permitir proporcionar um melhor desenvolvimento da estrutura aérea.
O nebari consegue-se com tempo e paciência, o melhor resultado obtém-se com bonsai a partir de sementeira e cultivando o bonsai sempre em vaso e quanto mais raso melhor, evitando assim que as raízes procurem descer no solo, provocando o seu alargamento. Portanto, quanto mais cedo cortamos a raiz axial, mais fácil será obter um excelente nebari.
Na iberbonsai praticamos o corte desde o primeiro envasamento ou seja alguns meses após a sementeira.
Para obter um bom nebari temos que realizar transplantes frequentes, cortar a raiz principal dita axial, dirigir e ordenar de forma equilibrada as raízes secundárias ou seja lenhosas, são essas que vão segurar o bonsai ao solo e as mais finas, não lenhosas, cuja missão é a absorção e o transporte dos elementos nutritivos. O bonsai sendo uma árvore pequena não necessita de raízes grossas para segurar-se ao solo, mais precisa de raízes mais finas para alimentar-se. Daí a importância de adubar com adubo líquido durante a estação de maior crescimento ou seja na Primavera e Veraõ, sem esquecer de fazer uma aplicação de adubo orgânico em Novembro com Biogold sólido.
Sem fertilizante suficiente não se podem desenvolver as raízes superficiais nem o nebari e o bonsai acabará por enfraquecer e morrer.
Ler artigo sobre a fertilização do bonsai para perceber a importância da alimentação.
As raízes lenhosas são a estrutura radicular e o alicerce do bonsai, crescem todos os anos em comprimento e diâmetro, conduzem a seiva, são o suporte das raízes finas, também acumulam reservas, mas não têm micorrizas.
As raízes finas existem em grande quantidade, são muito frágeis e vivem pouco tempo, por norma só crescem em comprimento, mas não em diâmetro, excepto quando se transforam em raízes lenhosas, são através delas que o bonsai consegue absorver a água e os nutrientes tão necessários e fundamentais.
As raízes finas têm micorrizas.
O que são as micorrizas e qual a finalidade?
As micorrizas são associações simbióticas desenvolvidas pelas raízes com alguns fungos do solo, favorecendo a absorção dos elementos nutritivos. São mais visíveis no sistema radicular dos pinus, são parecidos com cabelos brancos muito finos ou algodão à volta do torrão e muitas vezes também agarradas nos bordos do vaso do bonsai.
A ideia principal quando pensamos em nebari é originar o desenvolvimento de raízes cada vez mais junto do tronco principal, com o objectivo de colocá-las em forma de estrela e impedir que elas se cruzem.
O aspecto visual é muito importante neste caso. No momento do transplante podemos corrigir a disposição das raízes e em modificar a direcção, principalmente daquelas que se cruzam.
Constatamos que a reacção do bonsai aos cortes é a produção de raízes secundárias, mais finas e sobretudo junto ao tronco principal.
Podemos cortar, moldar e direccionar as raízes mais grossas e secundárias para tentar obter um resultado satisfatório no tempo e com a melhor conicidade possível da base do tronco.
A poda das raízes é importante na fase do transplante, é graças ao corte e à respectiva redução das raízes principais que podemos conseguir o aumento do volume das raízes secundárias, mais finas.
De facto, o bonsai contrariamente a uma árvore na Natureza, não necessita de raízes grossas ditas axiais para ficar preso ao solo, mas sim de uma multitude de raízes secundárias ou tabulares para ajudar no desenvolvimento de uma ramificação mais intensa e mais fina.
DICA:
- Convém não esquecer que na maioria das vezes as raízes do bonsai estão ligadas aos ramos do lado oposto da árvore, relembrar-se disso no momento da poda das raízes poderá evitar de ver alguns ramos murcharem e secarem.
O facto de limitarmos o desenvolvimento de raízes principais também ajuda a favorecer o alargamento do nebari. De facto a raiz tem de crescer para um dos lados e assim, impedida de crescer na vertical, terá de encontrar o seu caminho nos lados ou crescer em volume, o que dá a forma ao nebari.
O transplante é muito importante na vida do bonsai e ganha ainda mais valor quando nos preocupamos com o nebari, porque é nessa fase que devemos ter toda a atenção no corte e na disposição das raízes.
O substrato de excelente qualidade tal como a akadama para a maioria dos bonsais ou kiryuzuna para os pinus e juniperus ajuda no desenvolvimento das raízes finas e sobretudo não provoca a asfixia por encharcamento, o que seria nocivo para as raízes finas.
Qual o papel das raízes no bonsai?
O papel principal das raízes é de segurar a árvore ao solo e absorver as substâncias nutritivas necessárias ao metabolismo da planta, tais como a água e os sais minerais, indispensáveis para o crescimento do bonsai.
No caso do bonsai o papel de fixar a árvore é secundário, já que se encontra num vaso e pretegido em permanência, portanto podemos tratar das raízes única e exclusivamente com o objectivo estético, já que existem em quantidade suficiente para garantir a alimentação do bonsai.
A utilização de um adubo orgânico como o biogold, sólido ou líquido, também favorece a evolução do nebari, assim como do bonsai em geral.
Ler artigo sobre o biogold para bonsai.
O bonsai é um excelente passatempo e mesmo que não se consiga a perfeição no que diz respeito ao nebari, temos sempre o orgulho de modelar e definir um projecto que é nosso, é pessoal. Há muitas particularidades em trabalhar um bonsai e por vezes um simples detalhe na estruturação dos ramos pode desviar o olhar do nebari. Claro que é importante ter um nebari quase perfeito, mas não é menos relevante todo o trabalho de estruturação, seja realizado a partir da poda ou da aramação.
Ler artigo sobre:
- Como podar o bonsai;
- Como aramar o bonsai.
O mais significativo é realizar e conseguir um bonsai equilibrado e atraente com o tempo.
Só com o tempo e dedicação se consegue um nebari com raízes superficiais espectaculares.
O nebari é fundamental na concepção do bonsai, mais que a parte aérea, porque é nele que focamos o nosso olhar na comparação com a Natureza.
Quanto mais bonito o nebari, mais velho irá parecer o nosso bonsai.